sexta-feira, 18 de maio de 2012

Breve histórico de Ernani Nestor Nyland – Líder Comunitário 2012.


Ernani Nestor Nyland é filho de Mirinda e Armin Nyland, nesceu no dia 19 de maio de 1958, em Pinheirinho do Vale, que na época pertencia ao município de Palmitinho, na região do Alto Uruguai, próximo de Santa Catarina. Ernani sempre trabalhou no comércio com seus pais, até os 24 anos, quando, em 1982, migrou para Canoas em busca de emprego. Chegando à cidade, Ernani passou a trabalhar na Liquigás, onde permaneceu durante 10 anos e depois colocou comércio próprio, seguindo a vocação herdada do pai. Em 1996 passou a trabalhar como motorista na empresa LOCAL, puxando trabalhadores da Petrobras, vindo a se aposentar em 2011.
Ernani tem 3 filhos e é casado com Laci Müller Nyland.
Desde 2009, Ernani vem atuando mais sistematicamente no movimento comunitário. Na gestão do prefeito Jairo Jorge, com os instrumentos de participação popular, Ernani se entusiasmou na militância comunitária, de modo especial com o Orçamento Participativo. 
O líder comunitário, Ernani Nestor Nyland, que iniciou sua militância na Associação de Moradores do Loteamento São Luiz, no bairro Niterói, onde reside, na Rua Lima da Costa, nº 929, assumiu diversos trabalhos comunitários, entre os quais destacamos sua atuação como conselheiro do Orçamento Participativo (OP). Ernani também faz parte do ECC (Encontro de Casais com Cristo) na Paróquia Imaculada Conceição e recentemente foi eleito para o Conselho Fiscal da UAMCA (União das Associações de Moradores de Canoas) e também assumiu como gestor do Campo do Rio, uma área de esporte e cultura. 
Ernani é um líder comunitário que aposta no Orçamento Participativo, pois, a primeira obra do OP inaugurada na cidade de Canoas, foi uma demanda da sua associação de moradores, que conquistou asfaltamento da Rua Lima da Costa, no ano de 2009. Nas seguintes edições do OP, os moradores do Loteamento São Luis seguiram as mobilizações e conquistaram em 2010 obras de asfalto nas ruas Veranópolis, Laçador e Palmitinho. Em 2011 a conquista foi a regularização fundiária e para 2012 já estão se mobilizando na perspectiva de conquistar câmeras de segurança. 
Uma das primeiras conquistas da Associação de Moradores do Loteamento São Luiz, liderada por Ernani, foi a denominação das ruas, através de projeto de lei de autoria do Vereador Ivo Fiorotti (Lei 5.529), que também repercutiu na conquista dos números de CEP das ruas. Sob a coordenação de Ernani, a Associação dos Moradores também conquistou obras de iluminação pública e a rede de água para 54 famílias na Rua Irineu de Carvalho Braga, uma lotérica na praça do bairro Rio Branco e, recentemente, a sede da antiga Associação 25 de Março (dos Eucaliptos), onde está sendo organizada a sede da Associação São Luiz.  
Por todo seu testemunho de luta e doação, pela persistência e capacidade de mobilizar as pessoas, como uma liderança comunitarista, Ernani Nestor Nyland, é indicado pela bancada do Partido dos Trabalhadores para o Prêmio “Líder Comunitário Clésio Aires de Oliveira”.

Vereador Ivo Fiorotti – Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT)

0 comentários:

Postar um comentário