quinta-feira, 17 de maio de 2012

Breve Biografia do Líder Comunitário Clésio Aires Oliveira


Segue abaixo texto do vereador Ivo Fiorotti com histórico do Líder Comunitário Clésio Aires Oliveira, apresentado na justificativa do Projeto de Decreto Legislativo que instituiu o Prêmio “Líder Comunitário Clésio Aires de Oliveira”.

Este projeto visa qualificar o Prêmio Líder Comunitário batizando-o de Clésio Aires Oliveira, perpetuando a memória deste militante comunitário Canoense, pioneiro na ocupação da Vila União dos Operários, um dos fundadores e primeiro Presidente da UAMCA – União das Associações de Moradores de Canoas.
Natural de São Sepé, filho do meeiro João Francisco de Oliveira e de Eva Aires, nasceu aos vinte e quatro dias de novembro de mil novecentos e cinqüenta. Chega a Canoas, fruto do êxodo rural e dos atrativos empregos do processo industrial, com vinte anos de idade. Mas é na Construção Civil que tem seu trabalho formal, assumindo a função de Pedreiro. Constituiu família com Maria Salete Gonçalves e em cinco anos tiveram cinco filhos: Claudiomiro, Marco Antônio, Paulo Sérgio, Carlos Alberto e Ana Paula. Fugindo do voraz aluguel une-se a cerca de cem famílias na ocupação do antigo Jóquei Clube do Prado, na luta por moradia, liderando, como Presidente da associação, a conquista na justiça o direito de posse, após cinco anos de disputa judicial. 
Militante da oposição sindical na construção civil e uma das lideranças mais destacadas da luta pela moradia e demais direitos sociais básicos (saúde, transporte público, educação, assistência social), no contexto de luta pelas liberdades democráticas e na construção da Constituinte ao longo da década de oitenta. Foi candidato a deputado federal constituinte pelo PCdoB e a vereador em mil novecentos e oitenta e oito pelo Partido dos Trabalhadores, permanecendo na primeira suplência. Foi assessor nos dois primeiros mandatos do então deputado federal Paulo Paim e, em seguida, passou por um período de transtornos mentais que, mesmo conseguindo estabilizar-se, passou a viver de forma mais pacata em casa e na comunidade da Congregação Cristã do Brasil, com sua segunda companheira Maria Lúcia Espíndola da Silva. Após enfrentar os transtornos de um câncer no pulmão, veio a falecer no dia 18 de julho de 2010. 
Clésio Aires de Oliveira o militante comunitário que soube transformar a indignação frente ao desemprego, a falta de moradia e das condições mínimas de vida e dignidade em ações de solidariedade, articulação e organização de demandas em movimentos comunitários e sociais populares visando conquistas sociais para as maiorias das vilas e bairros. Compreendeu a grande luta pelas liberdades democráticas sempre a partir de busca de soluções para as necessidades imediatas. Pessoalmente, com este companheiro de caminhada mais aprendi do que ensinei da arte da política comunitária. Sou testemunha de que foi um líder comunitário que nunca vendeu sua honra e fidelidade às bandeiras de luta dos que representava na luta comunitária por nenhuma vantagem pessoal ou familiar, mesmo provado em situações limite como a do conflito na União dos Operários.  
É com muita responsabilidade histórica, contentamento e orgulho que apresento esta postulação aos nobres pares no sentido de eternizar para as gerações futuras uma liderança comunitária de uma época que não apenas iniciou a caminhada de conquistas das liberdades democráticas, mas também representou as novas conquistas das políticas públicas sociais que se firmaram na Constituição Federal, Estadual e Municipal.
Canoas, 28 fevereiro de 2010.

Vereador IVO FIOROTTI
Bancada do Partido dos Trabalhadores

0 comentários:

Postar um comentário