quarta-feira, 18 de maio de 2011

Paratletas José Carlos e João Antônio

JOSÉ CARLOS CHAGAS ALVES nasceu em Canoas no dia 08 de março de 1958, onde hoje é servidor público, membro da Guarda de Municipal desde 2000, com dez anos de serviço prestado ao município de Canoas.
José Carlos começou competir em 1984 e desde o ano 2000 já subiu no pódio cerca de cem vezes. Atleta em categoria especial, José Carlos conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Canoas, da Banca Doze e da Associação dos Servidores Municipais de Canoas (ASMC), desde 2005. Com esta parceria conseguiu nos últimos dois anos atingir as primeiras colocações cerca de dezenove vezes.
Em 2009, José Carlos chegou em primeiro lugar na sua categoria em nove provas. E em 2010 subiu ao pódio dez vezes. Entre elas:
Circuito Nacional de Corrida dos Carteiros;
XVII Rústica da Festa do Peixe Tramandaí/RS;
Circuito Paraolímpico - Etapa Regional da Caixa Federal, Maringá/PR (com duas medalhas de bronze 400m e 800m);
Rústica 76 anos de Emancipação Política de Farroupilha/RS (1º lugar na categoria especial)
1ª Rústica de Natal em Portão (terceiro lugar).
No final do ano participou da 36º Rústica de São Silvestre de Carlos Barbosa/RS, na Categoria Especial.
Nos dias 16 e 17 de abril, juntamente com seu colega João Correa, também homenageado, José Carlos representou Canoas na Paraolimpíada da Caixa, em Curitiba/PR. E no último domingo, o atleta paraolímpico canoense conquistou o lugar mais alto do pódio na 2ª Rústica de 10km de Butiá/RS. E já no próximo domingo, dia 22, José Carlos, vai competir na Rústica de Porto Alegre.

JOÃO ANTÔNIO GONÇALVES CORREA nasceu em Rosário do Sul, no dia 07 de agosto de 1963 e hoje reside em Canoas, bairro Fátima, casado com Ana Paula Correa.
João Antônio é filho adotivo, numa família de militares e desde os 17 anos praticava esporte, juntamente com seu pai no quartel. Sua atividade preferida era corrida, pois costumava acompanhar os militares pelas ruas da cidade. Aos 13 anos começou a participar de competições escolares e devido as condições financeiras da família, começou a trabalhar muito cedo na construção civil e teve de deixar de lado as competições, mas nunca abandonou as corridas de rua.
Aos 19 anos, quando morava em Porto Alegre, sofreu um acidente de trabalho, caindo do 4º andar de um prédio em construção, onde trabalhava como pedreiro. Até este momento, João Antônio praticava as corridas de rua. Mas com o acidente, ficou hospitalizado durante um ano e 3 meses, com sérios riscos de vida. Tendo a coluna fraturada em dois pontos, ficou paraplégico. No centro de habilitação, conheceu po professor Aldo Potrick, que o incentivou a voltar com prática de esportes. E esporte foi o basquete e mais tarde partiu para o atletismo. E como atleta paraolímpico em maratonas cadeirante, vem alcançando ótimos resultados. Em seu histórico, podemos destacar a participação 68 maratonas, 104 meias maratonas, rústicas e provas de pistas, onde foi duas vezes campeão brasileiro e pelo terceiro ano consecutivo foi vice-campeão brasileiro de 10km. E por duas vezes esteve na seleção brasileira de atletismo em campeonato mundial da Inglaterra. Já participou pela quarta vez da Nova Yorque Maratona.
João Antônio é fundador da ATLEDCANOAS ESPORTIVA, que desenvolve trabalho voluntário com crianças carentes e pessoas com deficiência física.
Nos dias 16 e 17 de abril, juntamente com seu colega José Carlos Chaga Alves, também homenageado, João Correa representou Canoas na Paraolimpíada da Caixa, em Curitiba/PR. E, por último, o nosso atleta paraolímpico venceu pela 5ª vez a Meia Maratona de Uruguaiana.

0 comentários:

Postar um comentário