sexta-feira, 27 de maio de 2011

Dom Agenor Girardi – Vigário Episcopal de Canoas

Grande Expediente da sessão de 26 de maio de 2011, na Câmara de Vereadores, com a presença de Dom Agenor Girardi, Vigário Episcopal, primeiro bispo de Canoas.

Dados biográficos de Dom Agenor Girardi, apresentados pelo vereador Ivo Fiorotti, durante o espaço de grande expediente da sessão de 26 de maio de 2011, na Câmara de Vereadores de Canoas:
Na organização da Igreja Católica, Canoas pertence à Arquidiocese de Porto Alegre e, desde 2001, constitui-se num Vicariato Episcopal, com autonomia para realizar seu trabalho de evangelização. O Vicariato de Canoas é formado por 24 paróquias, sendo 15 deste município, uma de Nova Santa Rita, 4 de Esteio e outras 4 de Sapucaia do Sul. Quando o Arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Grings, instituiu o Vicariato de Canoas, nomeou como seu vigário episcopal o padre José Bonifácio Schmidt, que exerceu com muito empenho este serviço ao longo de 10 anos, até o final de 2010, quando teve que deixar a função para assumir com exclusividade o trabalho de assessor de estudos bíblicos na Arquidiocese. E após 10 anos de vicariato, o arcebispo optou por nomear como seu vigário para esta região, outro bispo e escolheu Dom Agenor Girardi, o primeiro bispo de Canoas.

Agenor Girardi nasceu em Orleans (SC) no dia 2 de fevereiro de 1952. De 1966 a 1970 cursou o ensino fundamental no Seminário Menor São José, em Francisco Beltrão. Posteriormente, no mesmo, município, fez o ensino médio na Escola Estadual Mário de Andrade, entre os anos de 1971 a 1974.
Em 1975 ingressou na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, para iniciar os estudos na Faculdade de Filosofia, que concluiu em 1977; cursou Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção na cidade de São Paulo, de 1979 a 1982. Fez sua profissão religiosa na Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, no dia 1º de fevereiro de 1982 e foi ordenado sacerdote em 5 de setembro do mesmo ano por Dom Agostinho José Sartori.
Obteve a Licença em Teologia Espiritual na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Também fez o Curso de Espiritualidade no CETESP, no Rio de Janeiro.
Em 1982 foi nomeado vigário paroquial da Paróquia de Santa Rita de Cássia em Marmeleiro; já no ano de 1983 foi vice-diretor do Seminário São José, em Francisco Beltrão; de 1984 a 1988 foi diretor do mesmo Seminário em Francisco Beltrão; foi mestre de noviços em Pirassununga, durante os anos 1991 a 1995; coordenador do CETESP (Centro Teológico de Estudos e Espiritualidade para a Vida Religiosa), no Rio de Janeiro, no período 1996 a 1998 e superior provincial da Comunidade de Curitiba, de 1999 a 2001.
Foi reitor do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração em Curitiba, de 1999 a 2001; vigário paroquial da paróquia São José na cidade de Francisco Beltrão, de 2002 a 2009; foi membro do Conselho Presbiteral da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão desde 2007. E desde 2002 é consultor da Conferência dos Religiosos do Brasil, para obtenção de orientações espirituais e exercícios de treinamento sobre a Vida Consagrada. Em 2009 assumiu como pároco da Paróquia São José em Francisco Beltrão.

O padre Agenor Girardi foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre pelo papa Bento XVI no dia 22 de dezembro de 2010, foi sagrado bispo no dia 25 de março e empossado como vigário episcopal em Canoas no dia 8 de abril de 2011. A sagração (ordenação episcopal) de Dom Agenor aconteceu na cidade de Francisco Beltrão, Paraná, juntamente com dom Geremias Steinmetz, bispo da diocese de Paranavaí (PR).
Muitos bispos dos três estados do Sul acompanharam esta celebração, como também inúmeros presbíteros e uma multidão de fieis calculada em, aproximadamente, seis mil pessoas, entre as quais uma delegação de Canoas, que foi acolher seu primeiro bispo, que hoje é recebido pelos vereadores aqui na casa do povo canoense.
A posse de Dom Agenor como Vigário Episcopal do Vicariato de Canoas, no dia 8 de abril de 2011, no Santuário São Cristóvão, no bairro Igara, em Canoas, foi uma celebração de calorosa acolhida por parte do povo das comunidades do Vicariato que se sentiu honrado pelo seu primeiro bispo, que hoje nos orgulha com sua presença.

Lema e Brasão

LEMA: AMETUR COR JESU - Amado seja o Coração de Jesus. O lema escolhido por Dom Agenor é o lema do Fundador dos Missionários do Sagrado Coração, Padre Júlio Chevalier.
BRASÃO: O Brasão Episcopal de Dom Agenor traz os seguintes elementos:
a) A Cruz Vermelha: lembra o sangue dos mártires e todo sofrimento da humanidade redimida na Cruz de Cristo;
b) O Coração de Jesus: É a fonte e a motivação de todo o seu ministério pastoral, e recorda também o seu lema de ordenação sacerdotal: Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos (Jo 15, 13);
c) Os girassóis: o Girassol é o símbolo da Família Girardi, lembra também o sentido de unidade e disposição de voltar-nos sempre para Deus (ligando a imagem do Sol);
d) O Rio: É a fonte inesgotável que alimenta a espiritualidade de Dom Agenor. Nesta fonte também está a presença da Virgem Maria, na suavidade do seu Sim.

Vereador Ivo Fiorotti – PT

Canoas, 26 de maio de 2011.

0 comentários:

Postar um comentário