quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Cinqüentenário da Paróquia São Pio X

Em 19 de abril de 1951 funda-se a Sociedade Territorial São Carlos Ltda., tendo como sócios quatro casais descendentes da família dos Brito Velho e inicia-se o que é hoje o Bairro Mathias Velho.
Segundo dados da pesquisa coordenada pela professora Rejane Penna do UNILASALLE , a dificuldade era tamanha que até para encontrar um “lugar para orar” não foi fácil. Em 11 de julho de 1954, o Padre Leão Hartmann, rezou a primeira missa em cima de um carro-capela. Através de quermesses e festas, os moradores angariaram recursos e em mutirão em 1958, foi construída a primeira Capela São Pio X, na primeira praça do loteamento, junto a Avenida Rio Grande do Sul. O cuidado pastoral ficou com os padres das Paróquias São Luis e São Cristóvão e, com a chegada dos Freis Capuchinhos - que cuidavam das instalações da então Rádio Difusora, hoje Bandeirantes - foi criada a Paróquia São Pio X e instituído como 1º Pároco, Frei Inácio Curtarelli, em 15 de agosto de 1961. Os Freis construíram também uma capela ao lado das instalações da Rádio para missa no meio da semana e aos domingos. Frei Inácio atuou na celebração de missas, casamentos, batizados, cuidado aos doentes e a assistência aos pobres até 1978. A grande marca deste período foram as campanhas de solidariedade por ocasião das enchentes, as quais foram somente superadas com a construção do dique da Curitiba, no final da década de sessenta.
Em 1979 assume como Pároco o Frei Egídio Bielski e como Vigário o Frei Sérgio Dalmoro. Estes sucedidos pelos Freis Valdevino Salvador, Augusto de Nardi, Aldino Segala e Jair Dupont, nos treze anos seguintes até 1992, auxiliados em diferentes momentos por cerca de quatro dezenas de Agentes de Pastoral religiosos, freis e irmãs, que conduziram uma ação pastoral que fez nascer mais doze comunidades: Espírito Santo, Nossa Senhora Aparecida, São João Batista, Divino Mestre, Sagrada Família, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora dos Romeiros, Nossa Senhora dos Operários, São Francisco, Santa Luzia, Nossa Senhora do Rosário e Santo Antônio.
Em 1984, as Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida, passam a residir da Vila União dos Operários e até hoje continuam atuando na pastoral das comunidades. Em cada Comunidade Eclesial de Base, mais de uma dezena de serviços voltados às crianças, às mulheres, aos idosos, ás pessoas com deficiência, aos adolescentes, aos negros, aos trabalhadores, destacando-se os Grupos de Família, os Clubes de Mães, os Fornos Comunitários, a Pastoral da Criança, a Pastoral Operária, Fé e Política, os Mutirões dos Adolescentes e as várias etapas da Catequese voltada a Iniciação aos Sacramentos da Eucaristia e da Crisma.
A grande marca deste período foi a solidariedade com os moradores das ocupações da Santo Operário, União dos Operários, Sete de Outubro e Getúlio Vargas, com o fortalecimento das Associações de Moradores, na organização dos desempregados e o apoio às lutas dos sindicatos dos trabalhadores, em particular metalúrgicos, construção civil, instaladores elétricos e vidreiros. Também foi construída a solidariedade com os trabalhadores do campo assentados, na Organização da Comercialização Direta Colonos e Operários. Foi o período da Constituinte e da Nova Constituição, da retomada das eleições diretas à Prefeito, Governador e presidente da República. As lideranças das CEBs da Paróquia “Pio X” iniciavam a caminhada dos Intereclesiais em nível estadual e nacional.
Seguimos nestas últimas duas décadas sob o pastoreado dos Freis Clóvis Armani, Maurílio Pelegrini, Darci Truculo e Irineu Trentim e várias dezenas de Vigários Paroquiais e Agentes de Pastoral Religiosos, Freis e Irmãs. Este foi o período da consolidação das 14 comunidades que formam a Rede de Comunidades São Pio X. Nasceram muitas lideranças para animar os serviços nos ministérios da Visitação, da Eucaristia, da Palavra, da Catequese e da Saúde da Criança, da Juventude, dentre outros. Com as novas políticas públicas da Assistência Social, Pessoa com Deficiência, Saúde, Alimentação, Crianças e Adolescentes e da Economia Solidária, vários serviços geraram Organizações Sociais Não Governamentais, tais como: o Chimarrão da Amizade, a Horta Comunitária União dos Operários, a Associação dos Carroceiros e Catadores de Material de Canoas, a Cooperativa dos Mecânicos, a Associação Criança Feliz.
A quinta Romaria das Comunidades do Vicariato de Canoas ocorreu no último dia 06 de agosto, nove dias antes de completarem-se os 50 anos de fundação desta paróquia. Hoje recebe esta homenagem da Câmara de Vereadores, por iniciativa deste vereador que desde 1981 participa desta caminhada, nos anos oitenta como Frei capuchinho e atualmente como animador da Comunidade Nossa Senhora dos Romeiros. Peço a Deus, por intercessão de São Pio X, o papa das crianças, vida longa a todas as 14 comunidades com suas lideranças e párocos, e que abençoe a todas as famílias do Bairro Mathias Velho que tem contado e continuará contando com a caminhada destas comunidades.

Câmara de Vereadores de Canoas, 11 de agosto de 2011.



0 comentários:

Postar um comentário