sábado, 2 de janeiro de 2010

Homenagem aos ex-vereadores nos 70 anos de Canoas

Três palavras definem este momento que homenageamos uma caminhada de sessenta e dois anos de legislaturas nos setenta anos de emancipação política de Canoas: lembranças, reconhecimento e responsabilidade!

A lembrança remete ao primeiro administrador, Edgar Braga da Fontoura que em menos de um ano de labutas, ocupou-se de ampliar o acesso à educação dos munícipes, de construir novas vias para garantir mobilidade, do acesso à luz elétrica residencial e ao telefone, além de ocupar-se em garantir condições de habitabilidade à Vila dos Operários (no atual Bairro rio Branco), anualmente transtornados pelos alagamentos dos afluentes do Guaíba. Temas que foram se ampliando na trajetória de todos os legisladores que na seqüência, com responsabilidade, tiveram grandes méritos de reconhecimento até os dias atuais.

Lembro de nossos pais da moderna república, dentre eles os da tradição do “pacto social”. Montesquieu, francês que tão bem captou o essencial da construção democrática dos ingleses e formulou princípios basilares da república moderna, em particular, a autonomia relacional do poder legislativo. Eleitos os representantes dos diversos e difusos interesses do povo, nossa responsabilidade de aprovar leis de nossas iniciativas e na apreciação das iniciativas dos executivos, visando o equilíbrio dos interesses na construção e no desenvolvimento das municipalidades. Mais que isto, o ethos fundamental que perpasseia toda legislação, ou seja, de formular e suprimir regras que garantam a convivência humana. É o fundamento último das primeiras pactuações, das atuais e espero que o seja das últimas em regimes democráticos... e que perdurem!

Reconhecendo os méritos de viradores de todas as bancadas, peço licença para destacar meus companheiros valorosos das bancadas do Partido dos Trabalhadores. Somos uma presença recente, das ultimas seis das quinze legislaturas que marcaram esta caminhada. Nosso atual prefeito Jairo Jorge da silva, ao lado de Wilsolírio de Souza e Paulo Cezar da Rosa, nos honraram com sua presença destacada na criação da Lei Orgânica Municipal, no período de 1989 a 1992; Paulo Cezar e Wilsolírio se reelegeram e tiveram uma breve companhia de bancada de Júlio Barbosa, que tão logo optou por outro caminho, no período de 1993 a 1996; Nossa bancada se renovou completamente na terceira legislatura petista, entre 1997 a 2000, com Paulo Ritter, Emilio Milan Neto e Jean Paim; Entre 2001 a 2004, permaneceram Emilio Neto e Paulo Ritter, tendo dois novos colegas: Oli Borges Flores e Vitor Oldoni. Na menor presença petista, na legislatura de 2005 a 2008, Emilio Neto e Nelson Luiz da Silva, enfrentaram, com certeza, o período mais obscuro da administração pública canoense. Reelegeram-se nesta legislatura, com a companhia deste vereador que vos fala, inaugurando este novo tempo de esperanças e de construção futura, que tão bem o lema destes festejos traduz: Voa Canoas!
Ao longo destes vinte e um anos de atuação petista, sessenta leis de iniciativa de vereadores petistas foram sancionadas. Destas, 10 são de iniciativa de nosso colega vereador Emílio Neto, vereador que mais legislaturas têm participado.

Os temas que enfrentamos foram e são muitos, como muitas são as demandas cotidianas. Mas alguns são temas de fundo e que, responsavelmente, merecem nossa atenção. O que determina a pertinência maior ou menor, mantendo a tradição de nossos pais pactualistas, com certeza é o tema da garantia da convivência humana. E, atualmente, este tema, mais do que estar centrado nas relações dos humanos, está pontuado na casa que nos acolhe, nosso planeta terra. Sou daqueles que entendem que o planeta terra já teve história sem a civilização humana; está tendo uma história com a presença da civilização dos humanos; poderá continuar sua história sem a presença de nossa civilização. Dependerá das obrigações responsáveis cristalizada em leis e regras que possam garantir um ambiente com a nossa presença, pois a nossa presença, está apontando para um caminho de inviabilizar a nossa existência.

O tema do cuidado com o nosso meio-ambiente e a preservação do planeta emerge como o tema central de nossa atuação, inclusive aqui em nossa municipalidade. As boas lembranças e reconhecimentos de nossa atuação sempre se pautaram pela responsabilidade e esta exige que coloquemos o tema da nossa sobrevivência no planeta: s superação das queimadas, a reciclagem e o reaproveitamento do lixo, o tratamentos de nossos resíduos líquidos, a rearborização de nossas urbes, a diminuição no consumo exagerado e tantos outros temas correlatos devem primar nos interesses sociais dos diferentes e diversos segmentos de nossa população canoense.Vida longa ao Legislativo Canoense, fruto de felizes memórias e permanentes responsabilidades!

Um comentário:

  1. Ao meu companheiro e amigo Vereador Ivo UM FORTE ABRAÇO E OBRIGADO PELAS PALAVRAS E LEMBRANÇA.
    A historia do Vereador Ivo se confunde com o que a de mais real do movimento social e comunitrario dessa cidade
    por seu compromisso e competencia que já são marcas de seu mandanto
    deixo um agradecimento pela cidade e a propria democracia .
    A democracia nunca será real se não for plena e para todos . E sei que todos os dias quando sobe as escadarias do paralamento, transforma um pouco essas cidade através de sua luta incansavel pela inclusão social e cidadania
    valeu
    um forte abraço
    Ex vereador 1997/2001
    Jean Paim

    ResponderExcluir