quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

HOCOUNO: cidadania e sustentabilidade!

Discurso proferido em dezembro/2010

A Horta Comunitária União dos Operários – HOCOUNO é o pulmão da Vila União dos Operários. Nestes vinte e cinco anos de caminhada, foi imprescindível como segurança alimentar e nutricional, como creche comunitária e como referência de serviço aos jovens.

Este baluarte da cidadania e da sustentabilidade nasce logo após a conquista da posse da terra pela Associação dos Moradores da Vila União dos Operários – AMVUO. Teve sua primeira reunião num pequeno grupo no dia de Natal de 1984, na casa do lindeiro Edelmiro. Teve uma primeira fase de Roça Comunitária, em sua área de cerca de um hectare, com um grupo de desempregados das Frentes de Trabalho, conquista do Movimento dos Desempregados entre setembro de 1984 a março de 1986.

Dois anos de muitas crises como “roça comunitária” forjaram o nascimento da Horta Comunitária com a adesão voluntária de todos os que aceitavam um conjunto de dez mandamentos. Estas regras previam ações individuais (cultivo dos canteiros) e responsabilidades objetivas quanto ao uso comum da infra-estrutura (ferramentas, sementes, adubos), fruto de decisões coletivas quanto aos aspectos mais globais de ocupação do espaço e do manejo da horta.

Em 1986, foi acolhida uma família zeladora que, em troca da sua permanência residencial, assumiu as tarefas de guarda dos instrumentos e equipamentos de uso comunitário. Com esta família nasce o serviço de mãe crecheira e, posteriormente, a Creche Comunitária. Neste período, a ação solidária dos Agentes de Pastoral da Igreja Católica garantiu recursos para a Casa do Zelador, o Cercado de Tela, a Estrutura do Reservatório de Água (recursos captados na ADVENIAT pelo Ir. Antônio Cechin) e a aquisição do Microtrator e Carroção (doação da Ir. Hildegardis do Colégio Maria Auxiliadora). Com o projeto de financiamento da Cáritas, foi organizada a estruturação dos canteiros e do sistema de irrigação que permanece até hoje.

As constantes trocas de agentes de pastoral e a necessidade de uma ferramenta permanente de direção forjou o nascimento da Associação da Horta comunitária União dos Operários – HOCOUNO, em novembro de 1996. Em 1998, ficou em primeiro lugar no concurso de projetos da Fundação Maurício Sirosky, conquistando um prédio de 100 metros quadrados. Em 2000, este prédio foi ampliado em mais sessenta metros quadrados, através do Fundo Municipal da Criança e Adolescente. Em 2003, no Orçamento Solidário da Assistência Social, o prédio foi ampliado em mais oitenta metros quadrados, onde atualmente funciona a Crec he comunitária e futura escola de educação infantil.

Em 2008, através da Fundação Banco do Brasil foi conquistado mais um novo prédio para o Laboratório de Informática, onde funciona também o Telecentro, com sala de escritório e almoxarifado.

A estrutura de suporte ao manejo da horta conta com um galpão, duas estufas, um micro trator com carroção e um conjunto de ferramentas básicas voltadas para o plantio. Atualmente, são 41 famílias que cultivam em canteiros individuais verduras e legumes para o próprio sustento e comercialização do excedente.

Em 1997, iniciamos nossa primeira ação voltada aos jovens em situação de risco social, com um Curso profissionalizante voltado à Jardinagem, dentro do Programa Comunidade Solidária. Esta ação repetiu-se em 1998. No ano de 2000, em parceria com a Fundação Solidariedade e a Pastoral da Criança, tivemos uma qualificação no Cultivo de Ervas Medicinais.

Em 2005 avançamos nas ações de qualificar e inserir jovens em situação de risco social no mundo do trabalho. Neste primeiro ano, qualificamos 20 jovens como auxiliares de mecânico, 20 jovens como instaladores elétricos e hidráulicos e 15 jovens como jardineiros. Em 2006, forma 25 jovens como jardineiros, 25 jovens como auxiliares de mecânico e 50 jovens como vendedores de Comércio Varejista. Estas ações fazem parte do Programa Consórcio Social da Juventude - CSJ, financiadas com recursos do governo federal.

A partir de 2007, acompanhamos o jovem aprendiz através do programa Adolescente Trabalhador do Banco do Brasil, no qual já passaram 16 adolescentes e hoje cinco estão na ativa.

Parcerias Estratégicas: Vários parceiros esporádicos passaram a ser estratégicos na medida em que assumimos compromissos de maior vulto. Destacamos: a AMVUO (com salas de aula); a Casa Negrinho Santo da Comunidade N. Sra. dos Romeiros (com salão para atividades); o Curso de Engenharia da ULBRA (com educadores e assistência técnica); a EMATER de Canoas (com assistência técnica); Curso de Medicina da ULBRA (com educadores); AOSOL (com educadores); Parceiros Voluntários (educadores); SESC Comunidade (alimentos e cursos); Fundação Maurício Sirosky Sobrinho (captação de Recursos); Fórum Municipal da Criança e Adolescente (Captação de Recursos); Fundação Banco do Brasil (Captação de Recursos).

Para 2009, vislumbra-se, além de avanços na atuação com as crianças na educação infantil e as ações em informática, um trabalho de memória social com adolescentes e jovens, através de um projeto na área cultura de resgate e de impulso à auto-estima.

0 comentários:

Postar um comentário