sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Mês da Pessoa com Deficiência


Discurso realizado em 20 de agosto de 2009

Fotos: Hilmar/CMC divulgação
O motivo deste convite à Coordenadoria de Inclusão e Acessibilidade, aqui presente na sua Coordenadora amiga e companheira Ony Terezinha Pereira da Silva à qual saúdo e ao amigo e morador da nossa Vila União dos Operários, Sr. Jairo Silveira Coordenador do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência está, Srs. Vereadores, em conhecermos as ações e projetos formulados e estimulados por esta Coordenadoria recém-criada nesta administração do Governo Jairo Jorge. E também porque em 21 de setembro, comemoramos os quatro anos da oficialização do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, sancionado pelo Vice-Presidente José Alencar, através da lei 11.133 de 14 de julho de 2005.

Mas, este dia estava já instituído pelo movimento das pessoas com deficiência em Encontro Nacional há vintes e sete anos, em 1982. Um ano antes, em 1981 a ONU havia instituído o “Ano Internacional das Pessoas com Deficiência”.

Como cristão e militante das comunidades, recordo o exemplo de Maria de Lourdes Guarda, professora que aos 18 anos adoeceu, tornou-se paraplégica, teve que amputar uma perna engangrenada e, ao celebrar 25 de paralisada, decidiu assim mesmo estimular o gosto à vida, após conhecer uma pastoral da igreja católica da França, organizando no Brasil a Fraternidade dos Deficientes Físicos, onde a partir de 1980 for coordenadora, viajando por todo o país, onde este movimento tornou-se ecumênico e não apenas católico. Lembro da sua famosa frase que encantava a todos e revivia muitas pessoas com deficiência: “Gente, a vida é boa demais”! Maria de Lourdes faleceu em 1996 e, existe um forte movimento pela sua canonização, ou seja, ser considerada um exemplo a ser conhecido e seguido no catolicismo.


Por que estou dizendo isto: porque no Brasil de nossas últimas décadas, as políticas públicas sempre forma precedidas por iniciativas de movimentos sociais, quer sejam a partir de igrejas, de associações civis.

Aqui em Canoas não tem sido diferente: recordo da luta e das belas iniciativas dos pioneiros do Chimarrão da Amizade, o Gentil e a Nair Oliveira; da ACADEF que homenagens aqui este ano pelas suas bodas de prata, o Jorge e a Suzana Cardoso, para citar algumas das tantas organizações que temos, das quais pude ser um simples e solidário colaborador. Mas também da ADEVIC, do Pestalozzi, da APAE e outras. Estas organizações, com suas ações, precederam as políticas públicas e a existência do Conselho, Jair e a sua pasta, Ony Terezinha. Aliás, tanto o conselho como a coordenadoria, são o fruto da luta destas organizações e deste movimento.

Assim sendo, é com grande alegria e reconhecimento que os vereadores desta casa os recebem, para ouvirmos e conhecermos as ações e políticas que estão sendo formuladas em nossa cidade, particularmente, conhecermos a programação do Mês da Pessoa com Deficiência.

0 comentários:

Postar um comentário